logo HOME

O TDA/H

O transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) é um quadro comportamental caracterizado pela presença de: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Pode ser leve, moderado ou intenso.

Esta catalogado no DSM-V (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - versão V) com código 314.01, no CID-10 (Classificação Internacional de Doenças - versão 10) com código F90.9, e no CID-11 (Classificação Internacional de Doenças - versão 11) com código 6A05, na qual se encontra a seguinte descrição:

"O TDA/H é caracterizado por um padrão persistente (de pelo menos 6 meses) de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, com início no período de desenvolvimento, tipicamente no meio da infância.

O grau de desatenção e hiperatividade-impulsividade excede os limites da variação normal esperada para a idade e nível de funcionamento intelectual e interfere significativamente no funcionamento acadêmico, ocupacional ou social.
Desatenção se refere a dificuldade significativa em manter a atenção em tarefas que não propiciam nível alto de estimulação ou gratificações frequentes, distratibilidade e problemas em organização.

Hiperatividade se refere a atividade motora excessiva e dificuldade em permanecer imóvel, mais evidente em situações estruturadas que requeiram comportamento de autocontrole.

Impulsividade é a tendência de agir imediatamente em resposta a estímulos, sem deliberação ou consideração de riscos e consequências.

O balanço relativo e as manifestações especificas de características de desatenção e de hiperatividade-impulsividade variam entre indivíduos e podem mudar no curso do desenvolvimento.

Para consolidar o diagnóstico de TDA/H o padrão comportamental deve ser claramente observável em mais de um cenário."